• MissVaniaSpeaks/Successful Relationships

AMIZADES

Atualizado: 30 de Abr de 2020

As amizades são um dos pontos fulcrais da nossa vida, não concordam?

Quantas vezes observo os miúdos a fazer amizades do nada.

Não se conhecem de lado nenhum, mas facilmente se aproximam uns dos outros, organizam-se e 5 minutos depois são os melhores amigos. É fácil quando somos miúdos e ainda não sentimos a responsabilidade nos ombros.

Infelizmente só podemos dar valor à simplicidade da vida de ser criança quando já somos grandes e a vida passou de brincadeiras a cumprir horários, pagamentos e uma vida de obrigações.

Bom, mas o tópico são as amizades.

Hoje em dia quantos amigos têm? Mantêm amigos da infância, da escola, universidade e afins?

É difícil manter amizades. Não só pelo percurso normal da vida, como depois, com todas as diferenças que vão acontecendo.

Quando olho para trás, não mantenho nem sei o que foi feito dos miúdos com quem brinquei durante anos a fio.

Morávamos num pátio, onde todos se conheciam e era comum as crianças brincarem todas juntas à apanhada, às escondidas, jogar à bola no meio da rua e era tão, tão bom! Sinto a liberdade da vida nessas recordações. Não havia preocupações de quaisquer ordem! Não queríamos saber se estávamos bem vestidos, o que comíamos, as horas... o que é que isso importava? Nada!

Saindo da infância, primária, secundária e universidade, também os contatos se foram. A única amizade que mantenho é da faculdade e que se mantém até hoje, vinte anos depois. Depois, vem o local de trabalho.

O local de trabalho e as amizades é uma faca de dois gumes. Havendo interesses envolvidos, as amizades podem ser esquecidas e os melhores amigos passados para trás ou esquecidos.

Uma vez alguém disse: o local de trabalho não é para fazer amigos. E eu concordo. O local de trabalho é para manter relações profissionais, de cortesia, mas não é local para partilhar intimidades e vida pessoal.

É onde se passa a maior parte do tempo num dia de vida, mas a vida acontece lá fora, não ali dentro.

É claro que há pessoas que irão discordar comigo e ainda bem, que fizeram e fazem amizades dentro do local de trabalho. Fico contente. Há realmente pessoas que conseguem distinguir bem os campos, mas há também uma outra grande parte que olha para o seu próprio umbigo e daí toma as suas decisões.

No fundo, as amizades têm de ser verdadeiras em todas as fases. Têm de ser coerentes, presentes, doadoras e recebedoras, um fluir de dar e receber.

Uma amizade têm de ser também ela tolerante, capaz de entender os espaços, os silêncios, as diferentes forma de reagir. Mas acima de tudo, tem de ser uma relação de não desistência. De conversa. De soluções. De querer estar e ficar bem! É o que aprofunda uma amizade e qualquer relação!

Sejamos amigos de nós mesmos para também podermos ser verdadeiros amigos de outro!



6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por MissVaniaSpeaks

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now